Área Marinha Protegida Comunitária das ilhas de Urok

Actividades desenvolvidas no III trimestre 2015:
1. Avaliação da FFEM do projecto Biocos Aves e Moluscos no espaço AMPC
2. Seguimento de Molusco na AMPC
3. Seguimento das 26 espécies de aves piscívoras,
4. Fiscalização conjunta AMPC e FISCAP no quadro de acordo de cooperação entre as duas instituições
5. Averiguação da captura acidental de um specimem juvenil de pis serra (pis espada) na AMPC
6. Reunião da equipa de fiscalização.

Parece que ainda, e com séries de trabalhos feitos junto dos pescadores residentes, sensibilizando-os para os males da utilização de redes designadas como monofilamentos, ainda teimam em usá-las. No âmbito do acordo existente entre o IBAP, Tiniguena e AMPC sobre a fiscalização foi realizado no dia 20 e 21 de Novembro de 2015 a fiscalização conjunta com a duração de 49 horas de intensa fiscalização em todo o espaço Urok. O objectivo da fiscalização visa o fortalecimento e limpeza das águas de artes de pesca nocivas e que põem em causa o recrutamento de stocks de pesca e a conservação dos recursos haliêuticos. Nesta missão foram realizados 21 abordagem, 4 canoas apressadas e 50 redes de monofilamento confiscadas e queimadas. A FISCAP colaborou, dando um suporte, legitimando esta ação, pondo a disposição 13 elementos na qual se incluem inspetores e elementos da GN. Foram convidados os órgãos da comunicação social (radiodifusão nacional e televisao da Guine-Bissau).
A missão de avaliação da FFEM realizada no quadro do projecto Biocos Aves e Moluscos no espaço AMPC Urok, realizada entre 17 a 19 de novembro de 2015. Inicialmente, a missão teve o encontro técnico no IBAP e na Tiniguena e ainda no terreno houve uma reunião com o Comité de Gestão Urok. Durante a visita de terreno foram realizadas reuniões com os jovens e mulheres que participam nos trabalhos de   recolha dos dados de campo. As informações recolhidas ao longo dos 2 anos permitiram acumular um conhecimento vasto ao nível da ecologia, e parâmetros biológicos.
Estes resultados permitirão realizar um plano de gestão durável dos recursos vitais para a economia de subsistência da população local e na perpetuação das relações cerimoniais nas quais os moluscos tem uma importância fundamental.
Actualmente, procura-se uma abordagem funcional em função das informações obtidas relativamente ao período ideal de exploraҫao dos moluscos tendo em conta o tamanho e período pós-reprodutivo. 
O encontro com as colaboradoras de moluscos das três ilhas de AMPC Urok entre 20 a 25 de Novembro foi realizado em Formosa, Chediã e Nago, os trabalhos de terreno contou com a participação das 31 colaboradoras, realizados nos rios, bancos de vasas das três ilhas que fazem parte do complexo Urok para a recolha de individuos de ostras, combés, gandim, ligron e cunthurbedja.
No quadro de seguimento de 26 espécies de aves piscívoras realizou-se na AMPC Urok a terceira missão de seguimento de espécies de aves que alimentam ou que depende de peixes e pequenos invertebrados marinhos. Esta missão enquadra-se no âmbito do projecto Biocost Aves, tem como objectivo o seguimento de aves e monitorização dos indicadores biológicos das aves aquáticas permitindo uma avaliação da saúde e a contribuição do ecossistema na disponibilidade de peixe e do estado da cobertura vegetal (mangal e como das manchas florestal que algumas aves dependem).

Missão de averiguação da veracidade do relato da captura acidental de um especimem de pis serra juvenil (pis espada) realizada na AMPC, para o reforco das atividades de pesca dos pescadores obteve-se a informação da captura acidental de um filhote de peixe serra por um pescador residente. Parece que esta informação corresponde a verdade segundo vários depoimentos recolhidos. O individuo foi apanhado ainda vivo que por descuido dos pescadores acabou por morrer por axficia. Uma equipa composta por um elemento do projeto AfricaSaw que monitoriza ao nível da sub-região a ocorrência desta espécie em perigo de extinção estava presente e fez-se acompanhar pelos técnico do CIPA e do IBAP. 

Finalmente realizou a reunião da equipa de fiscalização que teve como agenda:
Balanço de missões de fiscalização do ano 2015 realizadas
Reforma da equipa de fiscalização
Alteração da estratégia de fiscalização
Preparação de plano de fiscalização para 2016
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue