REUNIÃO DA DIREÇÃO ALARGADA DO IBAP

A 5 de janeiro do corrente ano a direção do IBAP convidou para uma reunião realizada na sala de reuniões da mesma instituição os responsáveis dos departamentos, unidades e diretores dos parques para, em conjunto, analisarem os seguintes pontos constantes da ordem do dia.

  • Problemática de corte de árvores no Parque Nacional de Dolombi;

 
O IBAP lamenta profundamente a situação relacionada com o badalado corte de madeira com o qual se vê confrontado, ocorrido no Parque Nacional de Dolombi. Sendo reconhecidamente, uma instituição de referência nacional e internacional, não permitiria sobre maneira, que a sua credibilidade seja posta em causa com atuações pouco claras e de forum individual, desrespeitando a hierarquia, de certos elementos do seu quadro de técnicos. 
Desejava, como certo, que seja informado por vias legais, usando canais institucionais porque existe relações institucionais e de parceria com outras instituições que nesta situação, estão para apoiar e ajudar o IBAP a fiscalizar atividades ilícitas dentro das áreas protegidas o que o IBAP faria caso fosse fora delas. A realidade indicia que, na qualidade de instituição que esteve na linha de frente na denuncia e desmantelamento de toda uma industria ilegal que visava destruir a nossa floresta, nunca poria contra esta filosofia, e ser ele a mandar cortar madeira, ainda por cima, dentro de uma área protegida. Mesmo aos mais pessimistas, nada podia apontar para esta infeliz situação.
No entanto, o IBAP tomou nota do ocorrido através da comunicação social. O corte de madeira no Setor de Boé, dentro do perímetro do parque de Dolombi, pelo que vem envidando esforços para reunir informações necessárias para assim permitir esclarecer esta situação ao olho da opinião pública através de ações claras e transparentes: (a) uma missão ao terreno foi enviado para averiguações preliminares cujo relatório já foi apresentado. (b) a decisão administrativa de suspender os responsáveis do parque envolvidos foi imediatamente tomada pela direção do IBAP. (c) na sequência foi indicado um quadro do IBAP para assegurar de forma interina as atividades do Parque Nacional de Dolombi. (d) foi criada uma comissão de inquérito para apurar a veracidade dos fatos para uma posterior responsabilização eventual dos envolvidos. (e) por outro lado, foi decidido nesta mesma reunião, produzir um comunicado de imprensa e endereçar uma carta aos parceiros envolvidos na denuncia publica deste caso.

  • Preparação da reunião com os parceiros financeiros do IBAP;
O IBAP está a preparar uma reunião como é habitual fazer-se anualmente, com os seus parceiros internacionais, tanto técnicos como financeiros, nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2016. Para que isso possa ser concretizado, é necessário assegurar a preparar os documentos necessários para serem apresentados nesta reunião e assegurar a logística para a reunião e para a realização de visitas de terreno.
  • Apresentação de planos de atividades e novo modelo de avaliação de performance para 2016
O IBAP pretende introduzir inovação em termos de apresentação de planos de atividades em que a avaliação de performance estará ligada aos produtos apresentados com a realização de atividades que por si estão ligadas à disponibilidade financeira no quadro geral da instituição. Este questão ainda está em analise e formatação e é pensada para um futuro muito breve realizar mais uma reunião dedicada a este assunto.



Comentários

Mensagens populares deste blogue