Relatório do Exame Periódico da RBABB
A Divisão de Ciências Ecológicas e da Terra do Programa MAB enviou uma carta datada de 20 de março de 2015 cuja Ref: SC/EES/NRR/15/5864/138/1 na qual teve a honra de informar dos resultados da reunião do Comité Consultivo Internacional sobre as reservas de biosfera que teve lugar na sede da UNESCO de 2 a 5 de fevereiro para examinar as proposições de novas reservas de biosfera, as extensões das reservas que já fazem parte da Rede mundial, como também, proceder a análise de relatórios de Exame Peiódico.
Na sequência do pedido do Comité Consultivo, o Secretariado do MAB, transmite através da carta as recomendações aos Estados membros concernentes, salientando que estas recomendações serão submetidas ao Conselho Internacional de Coordenação do Programa MAB para o exame e aprovação final na sua 27ª sessão a realizar na sede da UNESCO em Paris de 8 a 12 de Junho.
Para o caso da Reserva da Biosfera do Arquipélago de Bolama-Bijagós, o Comité Consultivo acolheu com satisfação o primeiro relatório de Exame Periódico deste sítio designado em 1996. O Comité MAB felicita as autoridades nacionais competentes pelas informações detalhadas e pelas melhorias consideráveis obtidas em matéria de gestão do Sítio. Por outro lado, felicita o país pela estrutura de governação adequada montada e articulada desde a base até ao nível nacional, na qual participam todas as categorias de parceiros e em particular a das autoridades tradicionais.
O Comité felicita a criação do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas em 2004 que supervisiona a gestão da Reserva da Biosfera do Arquipélago de Bolama-Bijagós ao nível nacional e a criação da Fundação BioGuiné que vai permitir a perenização de atividades de conservação na Guiné-Bissau.
Finalmente, o Comité Consultivo acredita que a Reserva da Biosfera do Arquipélago de Bolama-Bijagós preencha os critérios do Quadro Estatutário de Rede das Reservas de Biosfera que lhe permita continuar a ostentar esta nominação para mais um período de 10 anos.
Comentários
Enviar um comentário