Cinco razões para que esta atual coordenação possa sorrir

1. Resultado - Reserva da Biosfera do Arquipélago de Bolama-Bijagós classificado Sítio Ramsar em 2014:


Aos 10 dias de fevereiro de 2014 o Secretariado da Convenção Ramsar teve a amabilidade de informar que o Arquipélago de Bolama-Bijagós foi outorgado um certificado que testa a sua inscrição na Lista de Zonas Húmidas de Importância Internacional aos 21 dias de janeiro do mesmo ano que, graças a estes ecossistemas a conservação e utilização racional de recursos naturais contribuem para o desenvolvimento humano e para a proteção do património natural.

Foto de Jean-François Hellio et Nicolas Van Ingen

2. Resultado - O Relatório do Exame Periódico da RBABB adotado

O Conselho Internacional do Programa Homem e a Biosfera (MAB) aprovou na sua 27ª sessão realizada na sede da UNESCO em Paris de 8 a 12 de junho as recomendações formuladas pelo Comité Consultivo Internacional das reservas de biosfera relativamente ao Relatório do Exame Periódico da Reserva da Biosfera do Arquipélago de Bolama-Bijagós apresentado pelo o IBAP. O Relatório do Exame Periódico da RBABB deveria ter dado entrada na Divisão de Ciências Ecológicas e da Terra a cada dez anos contando da data do reconhecimento do sítio como reserva da biosfera pela UNESCO, isto é, 1996. Este foi o primeiro relatório deste género apresentado.

Foto de Pierre Campredon

3. Resultado - O Plano de Gestão de Riscos da RBABB elaborado

O treinamento de dois técnicos do IBAP afetos a reserva da biosfera foi realizado com o apoio financeiro da Noruega, Alemanha, Espanha. Moçambique e Cabo Verde e o Fundo para o Património Africano: O enquadramento técnico foi a cargo da Escola do Património Africano e da Universidade do Porto, Portugal. Conseguiu-se elaborar e apresentar um plano que foi considerado entre os demais dos PALOP o melhor.

Foto deJean-François Hellio et Nicolas Van Ingen 

4. Resultado - A X Assembleia Geral da RBABB realizada

A última foi conseguida em 2011. E desta data a esta parte não se conseguia realizar esta reunião magna da reserva da biosfera. Quatro anos depois com o apoio da RAMPAO e MAVA nos dia 3 e 4 de julho de 2015 foi realizada na Casa do Ambiente e Cultura em Bubaque a X Assembleia Geral.


5. Resultado - Motom Morangadjogo - Arquipélago de Bolama-Bijagós Sítio de Património Mundial

Está em marcha o processo de recandidatura da Reserva da Biosfera ao Sítio do Património Mundial Natural da UNESCO. Como se sabe que houve uma primeira tentativa em 2012 para a classificação do Sítio. Não se conseguiu a primeira devido vários problemas com os quais se debatia a nossa candidatura. As recomendações saídas desta avaliação da primeira candidatura estão a ser trabalhadas para que num futuro muito breve, isto é, até 2017 conseguirmos ir ao concurso depositando de novo a nossa candidatura. Estou convencido que desta é de vez.

Foto de Pierre Campredon


Obrigado toda a equipa da Reserva da Biosfera do Arquipélago de Bolama-Bijagós (CAC, PNO, PNMJVP, AMCU e um obrigado espacial à direção do IBAP que disponibilizou meios materiais e logísticos para que estes resultados fossem atingidos! Igualmente o mesmo agradecimento vai para os parceiros que têm contribuído para este sucesso.

Estamos todos de parabéns.

Bem haja!


Comentários

Mensagens populares deste blogue